A Microsoft anunciou o Publisher Content Marketplace (PCM), uma nova “loja” em que veículos de mídia podem licenciar o acesso aos seus conteúdos para desenvolvedores de inteligência artificial (IA). 

A empresa justifica que um modelo de negócios como o do PCM se tornou necessário durante a era da IA agêntica, com importância cada vez maior a conteúdos de qualidade no treinamento dos modelos. Além disso, o modelo de rentabilidade para muitos sites que dependiam diretamente das buscas na web mudou consideravelmente com a presença da tecnologia.

“Enquanto a internet de IA cresce, veículos precisam de formas transparentes e sustentáveis para decidir como usam seus conteúdos premium e para licenciá-los quando fizer sentido”, explica a Gigante de Redmond em nota.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Como a nova loja vai funcionar?

O marketplace será um espaço no qual veículos de mídia poderão licenciar o acesso aos seus conteúdos considerados premium (como aqueles protegidos por assinaturas pagas, por exemplo). Desenvolvedores de IA poderão pagar pelo material acessado e usá-los no treinamento dos seus respectivos produtos.

O tipo de licenciamento e a quantidade de uso são definidos pelos próprios veículos, enquanto a Microsoft garantiu que o PCM poderá ser usado por sites de diferentes tamanhos, incluindo portais independentes. 

O Publisher Content Marketplace segue em fase experimental e foi desenvolvido com o suporte de grandes empresas midiáticas nos Estados Unidos, como Associated Press, Business Insider, Condé Nast e Vox Media. A nova loja pode ser uma alternativa para o faturamento de sites jornalísticos, especialmente no contexto em que os acessos via mecanismos de buscas foram reduzidos pelo uso de ferramentas de IA generativa.

Leia também:

VÍDEO: O impacto das travas de software em bens de consumo

Leia a matéria no Canaltech.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *