Lojas de mods para jogos, como a workshop da Steam, ajudam games a continuarem com conteúdo novo e incentivos para os jogadores, mas, em alguns casos, também ameaçam a experiência. People Playground, um sandbox popular na plataforma, foi infectado por um mod que deletava saves e corrompia outras modificações, eliminando a concorrência.

People Playground foi lançado em 2019 e possui uma base de fãs leal, mantendo 6.000 jogadores diários com alguma constância. A Steam workshop do game é uma de suas características que explica o fenômeno, já que o motor de física de ragdolls diverte muitos nos experimentos com mods. Após a invasão do mod malicioso, no entanto, os desenvolvedores se viram forçados a fechar a loja de mods do jogo até segunda ordem.

O mod de People Playground e o incidente

Para infectar os usuários, o vírus em questão fingiu ser um mod entre os mais bem avaliados do jogo, passando o período inicial sem ameaçar ninguém. Quando os jogadores alavancaram essa popularidade, o malware foi ativado, substituindo outros mods por versões infectadas, apagando arquivos de salvamento e até mesmo conquistas da Steam.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Comunicado dos desenvolvedores do People Playground  explicando o que houve e o que fazer para escapar do malware (Imagem: Steam/Reprodução)
Comunicado dos desenvolvedores do People Playground explicando o que houve e o que fazer para escapar do malware (Imagem: Steam/Reprodução)

A equipe da People Playground foi obrigada a fechar a workshop do jogo por hora, e recomendou que todos os jogadores baixem a versão atualizada do game. Também é recomendado deletar a pastamods, a única infectada, e deixar de assinar todos os mods novos ou atualizados depois de 30 de janeiro deste ano. Alguns jogadores perderam anos de dados salvos, e ainda não é sabido se a recuperação desses arquivos será possível.

Em geral, mods que substituem assets são mais seguros, modificando apenas a parte estética do jogo. DLLs, por outro lado, modificam o código dos games, deixando a experiência mais suave, mas também gerando riscos como o enfrentado pelo People Playground. A Valve monitora as workshops dos jogos e os próprios estúdios possuem responsabilidades no que tange a conteúdo malicioso, mas alguns jogadores, com o incidente, pedem para medidas mais sérias para evitar ataques.

Confira também:

VÍDEO | MOD APK É SEGURO? | Dicas | #shorts

Leia a matéria no Canaltech.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *